20/02 - Porangatu é a primeira cidade goiana a ter 100% dos serviços integrados à RedeSim 2.0

Projeto-piloto é parceria firmada entre a Junta Comercial de Goiás, Sebrae, Vox Tecnologia e prefeituras

Porangatu é a primeira cidade a integrar 100% dos serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0 - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim 2.0 – Desburocratização). A placa que marca a inauguração do projeto no município foi descerrada na manhã desta terça-feira (20), com a presença do presidente e vice-presidente da Juceg, Euclides Siqueira e Francisco Canindé; da prefeita Vanuza Valadares e representantes das entidades envolvidas, bem como das secretarias municipais.

Conforme explica o presidente da Juceg, essa integração proporciona um sistema mais ágil, facilitando tanto a abertura quanto a gestão de empresas. “Agora, em apenas alguns cliques, é possível realizar todas as etapas burocráticas com rapidez e segurança. A Redesim 2.0 veio para simplificar a vida dos empreendedores, tornando o ambiente de negócios mais dinâmico e acessível”, resume Euclides. O trabalho diminui a informalidade e contribui para aumentar a produtividade e a economia dos municípios.

Porangatu tem cerca de 44 mil habitantes e possui 5188 empresas ativas, 634 delas abertas no ano passado. “A partir de agora, em um único lugar, ficarão concentrados os órgãos de registro fundamentais para empreendedores locais, como Juceg e cartório de registro civil”, comemorou a prefeita da cidade, Vanuza Valadares, fazendo menção, ainda, às secretarias envolvidas na abertura e regularização de empresas.

Os resultados do trabalho desenvolvido já estão visíveis. Em Porangatu, a consulta prévia (que é a parte inicial do trâmite, onde a prefeitura faz a análise detalhada para determinar se aquela empresa pode ser aberta naquela localidade), passou de uma média de 18 horas e 54 minutos para 1 hora e oito minutos de espera. Além disso, serviços como o alvará sanitário e de meio ambiente, de responsabilidade do município, passaram a integrar o sistema, podendo, assim, ser solicitados diretamente no portal do empreendedor goiano.

O tempo de abertura de empresas no município já apresenta impactos positivos. Antes do início do processo de implantação da RedeSim 2.0, em 2022, o tempo de abertura de um novo CNPJ em Porangatu era de 16 horas e 21 minutos. Hoje, esse prazo foi reduzido para apenas 6 horas e 10 minutos. Com a otimização, o volume de requisições também aumentou.

O Projeto

Cinco municípios goianos foram escolhidos para um projeto-piloto promovido por meio de uma parceria firmada entre a Junta Comercial de Goiás, Sebrae, Vox Tecnologia e as prefeituras envolvidas (Porangatu, Quirinópolis, Alexânia, Jaraguá e Itumbiara). O objetivo é integrar de forma robusta todos os serviços referentes às prefeituras dentro do sistema da RedeSim.

Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás

Unidade de Comunicação